quarta-feira, 8 de abril de 2009

Palestra "Buscando a face d Deus para Lhe edificar um santuário d adoração"

Na tarde de 23/02/09, na sequência do Acampamento Espiritual 2009 da PIB no Garavelo, ministramos a palestra "Buscando a face d Deus para Lhe edificar um santuário d adoração":

“Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta Casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.” (I Cr. 22:9)



A segunda parte desse versículo nos faz pensar sobre o “pra que” precisamos buscar a face do Senhor: para edificar um santuário de adoração a Ele. O contexto do povo de Israel nesse texto era de preparação para a construção do Templo de Jerusalém. Como a Bíblia diz em I Co. 6:19 que nós somos “o templo do Espírito Santo”, vamos trazer esse texto ao nosso contexto e refletir sobre a necessidade de buscar a face de Deus para Lhe edificar um santuário de adoração, ou seja, a necessidade de sermos transformados para sermos um “templo ambulante” onde o Senhor é adorado 24hs por dia. Essa é a definição do DLP para transformar:
1. Tr. dir. Mudar a forma de; metamorfosear; transfigurar. 2. Tr. dir. Converter, mudar. 3. Pron. Converter-se. 4. Tr. dir. Dar nova forma a. 5. Pron. Tomar outra forma. 6. Pron. Disfarçar-se, dissimular-se. 7. Tr. dir. Alterar, variar.



É interessante notar nessas definições que transformar é mudar algo que já está formado. É exatamente isso que acontece (ou pelo menos deve acontecer) na vida de quem busca a face do Senhor e O encontra, pois conhecer ao Senhor implica em reconhecer Sua santidade em contraste com nossa pecaminosidade, o que vai nos impelir a tentar obedecer a ordem de I Pe. 1:15 “Mas, como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. É aí que entra a nossa participação nesse processo: “levantai-vos” é um imperativo que nos coloca diante da necessidade de AGIR. Essa transformação em nós é necessária para que nós possamos ter em nós “a Arca da aliança” (a presença do Senhor) e os “vasos sagrados” (utensílios para adorá-lO).


Precisamos nos transformar para que possamos edificar/construir “o santuário do Senhor Deus”. Fazendo referência a espaço físico reservado para adoração, o lugar estabelecido por Deus inicialmente para que Lhe prestassem culto (o Tabernáculo) foi substituído posteriormente pelo Templo. O Tabernáculo e o Templo tipificam o nosso corpo como lugar de adoração ao Senhor: o Tabernáculo era como uma tenda (móvel) e era montado onde o povo de Israel acampava (Êx. 25...) e o Templo foi construído com as generosas doações desse mesmo povo para fazer o melhor para Deus (I Cr. 29:1-9); na nossa vida cotidiana, isso implica dizer que devemos adorar ao Senhor onde estivermos (Tabernáculo) e fazer o melhor para adorá-lO (Templo).


Eis o pra que buscar ao Senhor: buscando-O, O conheceremos melhor, o que nos conscientizará da necessidade constante de nos transformarmos para que possamos estar o mais próximo possível daquilo que Ele quer de nós. Vejamos alguns aspectos relacionados a essa transformação:


1. É NECESSÁRIO PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO PARA VIVER COMO VERDADEIRO ADORADOR (Rm. 12:1, 2) – Se não nos deixarmos transformar pelo Espírito Santo, viveremos uma vida que não agrada plenamente ao Senhor, o que nos impedirá de sermos encontrados por Ele como verdadeiros adoradores. Essa transformação acontece não apenas pelos nossos próprios esforços (existe a minha parte, o que eu POSSO e DEVO fazer), mas principalmente pela ação do Espírito Santo em nossa vida.


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:1, 2)


“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.” (Jo. 4:23, 24)


2. PARA PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO É NECESSÁRIO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS COM NOSSA VIDA (II Co. 3:18) – Assim como Deus disse de Jesus “...Tu és o Meu Filho amado em quem tenho prazer.” (Mc. 1:11), Ele quer hoje dizer de nós não apenas quando estivermos reunidos para a adoração coletiva, mas também E PRINCIPALMENTE na nossa vida de adoração individual (no trabalho, escola/faculdade, em casa, num campo de futebol, no trânsito, navegando na net, etc.).


“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Co. 3:18)


“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5:16)

3. É NECESSÁRIO PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO PARA QUE POSSAMOS PASSAR PELA “ÚLTIMA TRANSFORMAÇÃO” (I Co. 15:51, 52) – O caminho para essa transformação é a SANTIFICAÇÃO, o que nos levará à vida eterna com Deus (Hb. 12:14). A santificação é o processo através do qual nós passamos pela metamorfose (no mundo animal, representa a passagem para a vida adulta) rumo à maturidade espiritual (I Co. 13:11). Não passar por esse processo implica em ser um cristão carnal (I Co. 3:1-3).


“Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Co. 15:51, 52)


“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14)


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I Co. 13:11)


“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Co. 3:1-3)


Deus está nos lembrando hoje que precisamos agir para, buscando Sua face, sermos transformados e vivermos de forma que O agrade e atraia outros para uma vida de intimidade com Ele. O resultado natural desse estilo de vida será nós vivermos uma vida espiritual impactante e abençoada por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário