sábado, 30 de abril de 2011

Estamos d volta!


Depois d + d 1 ano sumidos por conta da rotina SUPER corrida na qual estivemos neste período, estamos d volta!

Postaremos novidades brevemente e c/ + frequência.

Orem por nós!

Nayron/Gi/Bel Amorim




sexta-feira, 31 de julho de 2009

A odisséia do retorno da Tatá



Passei por uma aventura e tanto na semana passada: fui buscar minha filha Talita Kelly em João Pessoa-PB. Vejam q odisséia: fui d carona c/ meu pai e meu irmão até Maceió-AL, d lá peguei um ônibus p/ Recife, d onde peguei outro p/ João Pessoa. Chegando lá, conversei c/ a Tatá explicando pq seria melhor ela estar comigo e a Gisele em Goiânia do q continuar morando em Mogeiro, no interior da Paraíba, c/ uma tia materna; ela decidiu voltar comigo p/ Goiânia ms qdo liguei p/ a mãe dela p/ informar essa decisão, ela me disse q ñ permitiria q ela voltasse comigo; marcamos uma conversa p/ a noite seguinte (2ª feira, 27/07); nessa conversa a 3 (ela, eu e Tatá) tentei convencê-la a dxar q Tatá voltasse comigo, ms ela permanecia radical em sua decisão d ñ permitir isso; em dado momento da conversa, a avó materna da Tatá sentou-se numa das cadeiras do terraço onde estávamos conversando (inicialmente pensei: pronto! agora é q ela ñ vai msm!) e eu pude v o agir d Deus naqle momento através daqla simpática senhora, pois ela se juntou a mim p/ tentar convencer a mãe da Tatá a dxa-la vir comigo e, p/ resumir a história, recebi tal permissão e ainda recebemos carona na volta p/ ksa!

Pude v o agir d Deus nessa viagem ñ apenas através da avó materna da Tatá, ms tb na provisão do nosso retorno. Como ñ estava em condições d fazer uma viagem dessas nesse momento, conversei c/ meu pai sobre a possibilidade d rolar um "paitrocínio" p/ q eu pudesse voltar c/ Tatá; eu pensava em voltar d ônibus ms ele ofereceu-se p/ bancar as passagens d avião (glória a Deus!)! Chegamos tranquilos a GYN na manhã d 29/07, graças a Deus!

Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito feliz agora c/ minha Tatá aqui em GYN conosco! Continuem orando por nós, tá? Agora tenho 3 mulheres p/ cuidar: Gi, Tatá e Bebel!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Mês festivo

O mês d junho é um mês festivo p/ nossa família: Bebel faz aniversário no dia 19, eu (Nayron) no dia 29 e meu sogro (Flávio) no dia 30!

Claro q nesse ano a alegria maior é pelo 1° níver da Bebel!


Em meio a um processo...



Estes são ALGUNS dos componentes do Ministério de Adoradores Músicos da PIB do Garavelo, q estão sob nossa responsabilidade desde o dia 11/01 deste. Estamos perto d completar 6 meses d atuação c/ este Ministério e estamos MUITO felizes por notar a diferença em nossos liderados (e até msm nós estamos sendo trabalhados pelo Senhor!).

Temos nos reunido aos domingos, às 18hs p/ Reuniões d Crescimento Espiritual, qdo abordamos temas como escolha d repertório, ministração, análise teológica d cânticos, entre outros temas, o q vem adicionando mais maturidade espiritual a eles e a nós.

Sabemos q ainda estamos no início d um processo, temos enfrentado algumas dificuldades, ms sabemos tb q Deus nos dará a vitória!

Continuem orando por nós, pedindo a capacitação d Deus sobre nós p/ executarmos essa Obra.

1 gde abraço e q Deus abençoe vcs!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Palestra "Firmando a aliança matrimonial em Deus"


Oficializando o início do Ministério d Casais da PIB no garavelo (pelo qual pedimos oração em postagem anterior), no dia 28/02/09 ministramos a palestra "Firmando a aliança matrimonial em Deus":

Falar de aliança é falar de compromisso. Mas hoje em dia, quando os compromissos são cada vez menos “cumpríveis”, é difícil falar de aliança ou mesmo encontrar pessoas que entendam seu real sentido. De alguns anos pra cá surgiu o “Contrato Matrimonial”, oficializando a “união estável”, que inclusive substitui o casamento civil, onde duas pessoas assumem o compromisso de viverem uma vida marital “até onde der”, quando não der mais, rompe-se o contrato. Entre as definições de contrato, vamos encontrar “responsabilidade limitada”, enquanto que entre as definições de aliança, vamos encontrar “responsabilidade ilimitada; forte compromisso; lealdade até a morte; morte à vida independente”. Firmada a aliança entre um casal, a VIDA INDIVIDUAL deixa de ser prioridade, pois a VIDA COMPARTILHADA passa a ser a prioridade. Isso não quer dizer que na aliança entre um casal um anula o outro, mas que cada indivíduo passa a viver para o outro, substitui-se o EU, MEU, MINHA, MEUS por NÓS, NOSSOS.



De acordo com a Bíblia, o casamento constitui-se numa aliança:


“Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” (Ml. 2:14)


O casamento foi idéia de Deus, o que nos coloca diante da necessidade de obedecer os princípios que Ele estabeleceu para tal.


Vejamos o que a Bíblia nos relata sobre o primeiro casamento (a primeira aliança matrimonial):


“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn. 2:18-25)


Esse texto nos mostra quais são as características da aliança matrimonial (casamento) de acordo com os padrões de Deus, o Arquiteto da família:


1. A MULHER DEVE SER A AJUDADORA IDÔNEA (v.18) – Deus viu todos os casais de animais criados por Ele, viu que “era bom” o resultado de Sua criação, mas notou que o homem não tinha uma companheira à altura para si e que isso “não era bom”. Deus, em Sua infinita sabedoria, viu que o homem precisava da mulher (o esposo precisa da esposa). A definição do DLP para idôneo é:


1. Próprio para alguma coisa. 2. Apto, capaz, competente. 3. Adequado.


De acordo com os princípios divinos para o casamento, a tarefa principal da esposa é ser ajudadora do esposo (não apenas tarefas domésticas), pois a NENHUMA outra criatura cabe essa tarefa. É interessante notar que Deus não tirou um osso do PÉ de Adão para dele criar Eva, isso poderia em algum momento dar base para dizer que a mulher é INFERIOR ao homem (machismo); como também Deus não tirou um osso da CABEÇA de Adão, pois em algum momento a mulher poderia se dizer SUPERIOR ao homem; Deus tirou o osso DO LADO de Adão, pois assim a mulher completa o homem: AO SEU LADO.


2. A MULHER FOI UM PRESENTE DE DEUS PRA O HOMEM (vs. 20, 21) – Deus, fazendo uso de Sua onipotência, poderia ter concluído a Sua obra criadora dizendo “façamos/faça-se a mulher”, mas Ele preferiu fazer todo um “ritual” para dar ao homem sua ajudadora idônea. Imaginem a alegre surpresa de Adão ao acordar de seu profundo sono e dar de cara com Eva! Sendo a mulher um presente de Deus, ela deve ser tratada como tal.


3. ADÃO SE ALEGROU COM O PRESENTE RECEBIDO (v. 23) – As palavras ditas por Adão nesse versículo não têm um peso de tristeza. Elas expressam, sim, a alegria de quem acabou de receber um grande presente. Adão não disse “Ops! Chegou a PULIÇA!” nem “E aí, PATROA, o que é que você manda?”. A atitude de Adão deve ser também a dos esposos hoje: alegria e gratidão a Deus pelo presente que Ele lhes deu.


4. ATRAVÉS DO CASAMENTO, UNE-SE O CASAL EM UMA SÓ CARNE (v.24) – Primeiramente vale a pena ressaltar que o “deixar pai e mãe” implica em que o casal vai viver SUA PRÓPRIA VIDA como uma nova família, pois agora a família do filho é sua esposa e a família da filha é seu esposo. Isso não quer dizer que os filhos devem intrigar-se dos pais quando casam, mas implica no famoso “cortar o cordão umbilical”, pois o casal passa a viver UM PARA O OUTRO. O casamento deve ser um “território inviolável”, onde não haja espaço para nenhuma interferência externa (conselhos, sim, intervenção, não).


Claro que é bem-vinda uma ajuda na cozinha quando se está aprendendo a cozinhar, mas isso também deveria fazer parte da preparação das mulheres para o casamento para evitar que se dê brecha para além de dizer COMO fazer, se diga O QUE fazer. Administrar as finanças da família é difícil, mas porque se preocupar com isso apenas depois de casados? Essas “intervenções” que devem ser evitadas incluem também os filhos, pois no padrão divino para o casamento, é tarefa DOS PAIS educar os filhos, não dos AVÓS. Precisamos ter cuidado para proteger nosso casamento das “raposinhas” que fazem mal à nossa vinha:


“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Ct. 2:15)


A sequência dos fatos depois de “deixar pai e mãe” é “unir-se à sua mulher”. O casamento implica em viver em união (harmonia). Jesus disse em Mt. 25:12b que “(...)toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.”. Está cada vez mais difícil viver em família, pois o diabo tem atacado de todos os lados de forma que a família seja desestabilizada, mas será MENOS DIFÍCIL viver em família se o casal estiver UNIDO em toda e qualquer situação. Como o casamento é a união de dois indivíduos e que esses indivíduos não se anulam um ao outro, eles continuam tendo opinião própria o que vai acarretar em algum momento a divergência sobre alguma coisa. Isso não é mal, desde que o casal SE UNA para CONVERSAR e chegar a um denominador comum, procurando o melhor para a FAMÍLIA, o que vai proporcionar a harmonia no lar. Somos indivíduos tricótomos (formados de "corpo, alma e espírito"I Ts. 5:23) e essa união entre o casal envolve essas três partes:


4.1. UNIÃO DE CORPO (SEXUALIDADE) – O Senhor deu ao casal o privilégio de proporcionarem prazer um ao outro também através do ato sexual. Muitas vezes, a privação desse prazer é a forma encontrada por um dos cônjuges (geralmente a mulher) de CASTIGAR o outro por algo que ele fez/falou e o desagradou, o que está biblicamente ERRADO:


“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (I Co. 7:3-5)


Infelizmente satanás tem achado brecha entre casais que se privam um ao outro, mostrando nesses momentos uma “opção” de satisfazer seu desejo sexual. Deve haver entre o casal a consciência de que o ato sexual é bíblico e que ao viverem uma vida sexual ativa também glorificam ao Senhor.


4.2. UNIÃO DE ALMA (INTELECTO, EMOÇÕES, VONTADES) – O casal não precisa “concordar em tudo” ou “pensar igual”, mas precisam ter os mesmos objetivos, o que os fará, mesmo pensando diferentemente, ter a mesma visão. Nesse aspecto, a leitura da Bíblia A DOIS proporcionará a visão divina sobre os variados aspectos da vida, o que servirá de bússola para o casal caminhar junto rumo ao centro da vontade de Deus. É importante também ressaltar, de acordo como v. 25, o fato de que “ambos estavam nus e não se envergonhavam”, o que indica que eles eram livres para serem eles mesmos com abertura e sinceridade total. É isso também que vai proporcionar a união de alma.


4.3. UNIÃO DE ESPÍRITO (ESPIRITUALIDADE) – A união de espírito entre o casal acontece quando eles servem ao mesmo Deus. Essa união não é evidente quando só um dos cônjuges serve ao Senhor, mas é possível a partir do momento em que um dos dois vive uma vida de santificação:


“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Co. 6:14)


“Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido(...)” (I Co. 7:14a)


Também é projeto de Deus que nós O sirvamos em família:


“E estas Palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E As ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Dt. 6:6, 7)



Assim como em qualquer outra área da nossa vida, quando nós tentamos viver a aliança do casamento fora dos padrões divinos registrados na Bíblia, andamos na contra-mão da bênção de Deus.


Se nossa aliança matrimonial estiver firmada em interesse material, desejo sexual, desejo de sair do jugo paterno/materno ou qualquer outro motivo, nos exporemos ao fracasso como família, enquanto que se firmarmos essa aliança em Deus, buscando dEle a orientação para sermos bons maridos/pais e esposas/mães, Ele honrará essa busca com Suas bênçãos sobre nossa família. É possível viver feliz em família, basta seguir as orientações que o Senhor nos dá para isso.

Palestra "Buscando a face d Deus para Lhe edificar um santuário d adoração"

Na tarde de 23/02/09, na sequência do Acampamento Espiritual 2009 da PIB no Garavelo, ministramos a palestra "Buscando a face d Deus para Lhe edificar um santuário d adoração":

“Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta Casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.” (I Cr. 22:9)



A segunda parte desse versículo nos faz pensar sobre o “pra que” precisamos buscar a face do Senhor: para edificar um santuário de adoração a Ele. O contexto do povo de Israel nesse texto era de preparação para a construção do Templo de Jerusalém. Como a Bíblia diz em I Co. 6:19 que nós somos “o templo do Espírito Santo”, vamos trazer esse texto ao nosso contexto e refletir sobre a necessidade de buscar a face de Deus para Lhe edificar um santuário de adoração, ou seja, a necessidade de sermos transformados para sermos um “templo ambulante” onde o Senhor é adorado 24hs por dia. Essa é a definição do DLP para transformar:
1. Tr. dir. Mudar a forma de; metamorfosear; transfigurar. 2. Tr. dir. Converter, mudar. 3. Pron. Converter-se. 4. Tr. dir. Dar nova forma a. 5. Pron. Tomar outra forma. 6. Pron. Disfarçar-se, dissimular-se. 7. Tr. dir. Alterar, variar.



É interessante notar nessas definições que transformar é mudar algo que já está formado. É exatamente isso que acontece (ou pelo menos deve acontecer) na vida de quem busca a face do Senhor e O encontra, pois conhecer ao Senhor implica em reconhecer Sua santidade em contraste com nossa pecaminosidade, o que vai nos impelir a tentar obedecer a ordem de I Pe. 1:15 “Mas, como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. É aí que entra a nossa participação nesse processo: “levantai-vos” é um imperativo que nos coloca diante da necessidade de AGIR. Essa transformação em nós é necessária para que nós possamos ter em nós “a Arca da aliança” (a presença do Senhor) e os “vasos sagrados” (utensílios para adorá-lO).


Precisamos nos transformar para que possamos edificar/construir “o santuário do Senhor Deus”. Fazendo referência a espaço físico reservado para adoração, o lugar estabelecido por Deus inicialmente para que Lhe prestassem culto (o Tabernáculo) foi substituído posteriormente pelo Templo. O Tabernáculo e o Templo tipificam o nosso corpo como lugar de adoração ao Senhor: o Tabernáculo era como uma tenda (móvel) e era montado onde o povo de Israel acampava (Êx. 25...) e o Templo foi construído com as generosas doações desse mesmo povo para fazer o melhor para Deus (I Cr. 29:1-9); na nossa vida cotidiana, isso implica dizer que devemos adorar ao Senhor onde estivermos (Tabernáculo) e fazer o melhor para adorá-lO (Templo).


Eis o pra que buscar ao Senhor: buscando-O, O conheceremos melhor, o que nos conscientizará da necessidade constante de nos transformarmos para que possamos estar o mais próximo possível daquilo que Ele quer de nós. Vejamos alguns aspectos relacionados a essa transformação:


1. É NECESSÁRIO PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO PARA VIVER COMO VERDADEIRO ADORADOR (Rm. 12:1, 2) – Se não nos deixarmos transformar pelo Espírito Santo, viveremos uma vida que não agrada plenamente ao Senhor, o que nos impedirá de sermos encontrados por Ele como verdadeiros adoradores. Essa transformação acontece não apenas pelos nossos próprios esforços (existe a minha parte, o que eu POSSO e DEVO fazer), mas principalmente pela ação do Espírito Santo em nossa vida.


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:1, 2)


“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.” (Jo. 4:23, 24)


2. PARA PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO É NECESSÁRIO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS COM NOSSA VIDA (II Co. 3:18) – Assim como Deus disse de Jesus “...Tu és o Meu Filho amado em quem tenho prazer.” (Mc. 1:11), Ele quer hoje dizer de nós não apenas quando estivermos reunidos para a adoração coletiva, mas também E PRINCIPALMENTE na nossa vida de adoração individual (no trabalho, escola/faculdade, em casa, num campo de futebol, no trânsito, navegando na net, etc.).


“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Co. 3:18)


“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5:16)

3. É NECESSÁRIO PASSAR POR ESSA TRANSFORMAÇÃO PARA QUE POSSAMOS PASSAR PELA “ÚLTIMA TRANSFORMAÇÃO” (I Co. 15:51, 52) – O caminho para essa transformação é a SANTIFICAÇÃO, o que nos levará à vida eterna com Deus (Hb. 12:14). A santificação é o processo através do qual nós passamos pela metamorfose (no mundo animal, representa a passagem para a vida adulta) rumo à maturidade espiritual (I Co. 13:11). Não passar por esse processo implica em ser um cristão carnal (I Co. 3:1-3).


“Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Co. 15:51, 52)


“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14)


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I Co. 13:11)


“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Co. 3:1-3)


Deus está nos lembrando hoje que precisamos agir para, buscando Sua face, sermos transformados e vivermos de forma que O agrade e atraia outros para uma vida de intimidade com Ele. O resultado natural desse estilo de vida será nós vivermos uma vida espiritual impactante e abençoada por Ele.

Palestra "Atitudes necessárias para buscar a face d Deus"

Na manhã d 23/02/09, durante o Acampamento Espiritual 2009 da PIB no Garavelo, tivemos a oportunidade d ministrar, dentro do tema do Acampamento - Buscando a face d Deus, transforme-se já! - sobre as "Atitudes necessárias para buscar a face d Deus":

“Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta Casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.” (I Cr. 22:9)

Porque não estamos falando em buscar as mãos, ou os pés do Senhor? Exatamente porque buscando a FACE do Senhor teremos a revelação mais nítida de quem Ele é. Se buscarmos apenas Suas mãos, acabaremos nos concentrando apenas no que Ele pode nos dar (Suas bênçãos) e nos tornaremos filhos interesseiros e pidões; se buscarmos apenas os Seus pés, estaremos fazendo o que fomos criados para fazer: andar em Seus caminhos, mas isso poderá, em alguns casos, se transformar em mero ritualismo; mas se buscarmos a FACE do Senhor, teremos a revelação nítida de quem Ele é, o que influenciará e transformará radicalmente nossa vida. Mas essa busca exigirá de nós algumas atitudes imprescindíveis:

1. DISPOR O CORAÇÃO – Quando a Bíblia fala do coração do homem, na maioria das vezes se refere aos sentimentos dele. Podemos então entender essa primeira parte desse versículo como “disponha seus sentimentos para buscar ao Senhor”. Como anda sua vida sentimental? Não estou perguntando se você está apaixonado, bem resolvido, frustrado ou encalhado, me refiro aos sentimentos que ocupam seu coração. A maioria de nós sabe que existem sentimentos que fazem mal a nós mesmos e aos outros, pois não procedem de Deus, e que por isso eles não devem ter lugar em nosso coração, mas muitas vezes nós abrimos alguma brecha para que esses sentimentos entrem e criem até raízes nele. Eis alguns desses sentimentos e o que a Bíblia nos diz sobre eles:


SOBERBA – A princípio essa palavra pode, de tão desconhecida, nem fazer parte de nosso vocabulário particular. Primeiro vamos entender melhor essa palavra de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa:

1. Altura de coisa que está superior a outra.
2. Orgulho excessivo; altivez, arrogância; sobrançaria.

Não há nada de mal em ter orgulho de algo, de alguém ou de si mesmo, só é preciso ter cuidado para não deixar que esse orgulho se transforme em soberba. Vejamos o que a Bíblia diz sobre esse sentimento:
“O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.” (Sl. 12:3)

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv: 16:18)

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” (Pv. 29:23)

Um dos perigos da soberba é o sentimento de auto-suficiência, pois se eu sou bom em tudo, não preciso de ninguém pra nada, e se brincar, até Deus entra nessa lista de “dispensáveis”.

ANSIEDADE – Nós ouvimos frequentemente ouvir falar sobre fé e a necessidade de “viver pela fé”, mas muitas vezes a correria da vida cotidiana nos leva a alimentar a ansiedade. O DLP define ansiedade como 1. Ânsia. 2. Psicol. Estado emotivo caracterizado por um sentimento de insegurança. A ansiedade é, na verdade o pecado de duvidar do poder de Deus para resolver nossos problemas. Se tivermos fé, independente da situação que enfrentarmos estaremos seguros de que Deus nos dará a vitória, enquanto que se dermos lugar à ansiedade, na prática estaremos questionando a eficácia desse poder. Se vivermos ansiosos, não desenvolveremos nossa fé e a Bíblia diz em Hb. 11:6: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.”. Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre a ansiedade:

“Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mt. 6:25)

“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (I Pe. 5:7)

CIÚME – Frequentemente ouvimos as pessoas falando que “ciúme é prova de amor”. O DLP define ciúme como: inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. Ciúme é na verdade prova de DESCONFIANÇA. Deixo no ar a pergunta: se você não confia na pessoa com quem você se relaciona, porque está com ela!? Ciúme não é prova de amor, nem no DLP, nem de acordo com a Bíblia:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece.” (I Co. 13:4)

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes...” (Gl. 5:19:21a)

Aceito tranquilamente que se tenha ZELO por alguém que se ama ou por algo material (a Bíblia até nos orienta “no zelo, não sejais remissos...” Rm. 12:11a), mas o EXCESSO de zelo se transforma em CIÚMES, o que é prejudicial e condenado pela Bíblia.

Esses são apenas ALGUNS sentimentos que não devem ocupar nosso coração, pois podem nos impedir de sermos bem sucedidos em nossa busca pela face do Senhor. Devemos ter um cuidado muito grande em preservar nosso coração limpo deles e de outros sentimentos que o diabo tente fazer brotar nele, pois a Bíblia diz em Pv. 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”.

Outra atitude que devemos tomar para buscar ao Senhor, de acordo com o texto lido inicialmente é:

2. DISPOR A NOSSA ALMA – Esse termo é usado na Bíblia muitas vezes para se referir à nossa mente/consciência. Podemos então entender essa outra parte desse versículo como “disponha sua mente para buscar ao Senhor”. As nossas ações obedecem aos estímulos da nossa mente/cérebro, mais uma razão então para que a preservemos, de forma que nossas atitudes glorifiquem ao Senhor e nós tenhamos êxito na nossa busca por Ele. Devemos ter um cuidado redobrado com o que ocupa nossa mente, pois o que pensamos estimula não só o que fazemos como também o que sentimos. Eis algumas razões para agirmos dessa forma:
2.1. QUANDO TEMOS UM ENCONTRO REAL COM JESUS, NOSSA MENTE TAMBÉM É TRANSFORMADA – Encontro com Cristo, vida nova, mente nova. Não é que eu passo a ser mais inteligente, intelectual, mas sim que eu mudo o meu modo de pensar sobre vários aspectos da vida para que meus pensamentos glorifiquem ao Senhor:

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Ef. 4:22-24)

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-Lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co. 2:16)

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp. 4:8)

2.2. SAÚDE MENTAL PROPORCIONA SAÚDE FÍSICA TAMBÉM – Se ocuparmos nossa mente, por exemplo, com algo que ainda está por acontecer (nos PRÉocuparmos), estaremos dando brecha para desenvolver doenças como gastrite, úlcera nervosa, isquemia cerebral, depressão, etc. Devemos tentar ocupar nossa mente com o que nos fará bem:

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lm. 3:21)

2.3. NOS PROPORCIONARÁ PAZ – Paz não é apenas a ausência de guerra/conflitos, se refere também à serenidade em meio à situações conflitantes, o que será possível se mantivermos nossa mente no Senhor:

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti.” (Is. 26:3)

2.4. É CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA EXPERIMENTAR A VONTADE DO SENHOR EM NOSSA VIDA – Renovar nossa mente fará de nós filhos obedientes ao Pai Celestial, o que atrairá Suas bençãos até nós (Dt. 28:1, 2...):

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12:2)

É tempo não apenas de reconhecer nossa necessidade de buscar ao Senhor, mas também de AGIRMOS para que possamos ser bem sucedidos nessa busca.

“Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós.” (Os. 10:12)
“Eu amo aos que Me amam, e os que cedo Me buscarem, Me acharão.” (Pv. 8:17)

Buscar a face do Senhor requer de nós a tomada de atitudes. O Senhor está pronto a se revelar a nós se nos dispusermos a buscá-lO de todo o nosso coração:

“E buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes com todo o vosso coração.” (Jr. 29:13)

Palestra "Desafiando gigantes"

Abrindo o Acampamento Espiritual 2009 da PIB no Garavelo, recepcionamos os acampantes c/ o filme "Desafiando gigantes" e coube a mim transmitir logo após seu término uma rápida reflexão sobre ele:

1. Quem/quais são seus gigantes? - Precisamos IDENTIFICAR em que área da nossa vida os gigantes inimigos estão agindo para podermos estabelecer um “plano de guerra”;

2. Independente do tamanho e da força dos gigantes inimigos, precisamos CONFIAR que “maior é o que está em nós”!

3. Qual é a sua atitude diante dos gigantes? - Mesmo sabendo que “o Senhor pelejará por nós”, precisamos FAZER NOSSA PARTE nessa batalha (buscar ao Senhor é um ótimo começo!);

4. Depois de começarmos a fazer nossa parte, podemos ESPERAR CONFIANTES, pois DEUS FARÁ AQUILO QUE NÃO PODEMOS FAZER (prepare seu campo para receber as chuvas de Deus e frutificar);

5. Quando buscamos ao Senhor fazendo nossa parte, descobrimos em nós um grande potencial, pois O SENHOR AGE A PARTIR DO NOSSO LIMITE;

6. Quando o Senhor age em nós, esse agir nos abençoa e atinge também aqueles que estão à nossa volta (família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc.);

7. Mesmo após uma vitória, precisamos “construir muralhas” para não sermos presa fácil aos gigantes inimigos em investidas futuras;

8. Devemos louvar ao Senhor SEMPRE, independente dos “resultados” obtidos;

9. Devemos comemorar TODAS as vitórias, seja por 1 ponto de vantagem, seja por “goleada”;

10. Podemos até não “ganhar” todas as batalhas, mas precisamos lutar SEMPRE. TENTAR nem sempre é CONSEGUIR; nem todos os que TENTAM CONSEGUEM, mas todos os que CONSEGUIRAM TENTARAM.

Palestras on line


Olá, pessoal! Td na paz?


Aproveitaremos esse espaço virtual tb p/ compartilhar c/ vcs as palestras q temos dado nas Igjs aqui em Goiânia.


Q Deus abençoe vcs através do conteúdo q será postado aqui.


1 gde abraço...


Nayron/Gisele/Rebeca Amorim

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ministério c/ Casais

Nossa ida p/ a PIB do Garavelo no início desse ano nos colocou diante d outro desafio além dos q já temos c/ o Ministério d Louvor: devido ao gde n° d casais (quase a totalidade d jovens casais casados a pouco tempo, até c/ menos d 1 ano d casados) em crise ou q já se separaram por ñ resistirem a alguma dessas enfrentada, Deus nos impulsionou, juntamente c/ o casal Guto e Sandra (na foto) a levantar o Ministério d Casais nessa Igj. Temos o apoio do nosso Pastor (Manoel Andrade) e nossa 1ª reunião será no último sábado desse mês, dia 28.

Estejam em oração p/ q Deus esteja nos capacitando p/ sermos bênção na vida dos casais dessa Igj e q Ele fortaleça o nosso relacionamento p/ q nós possamos assim fortalecer o d outros tb.

1 gde abraço e q Deus t abençoe!

Nayron/Gisele/Rebeca Amorim

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Mêsversário" da Rebeca


Rebeca completa hj 7 meses. Cada vez mais linda, ela agora está ganhando peso c/ a alimentação mais variada e reforçada.
Continuem orando p/ q ela continue crescendo em graça diante d Deus e dos homens.
1 gde abraço e q Deus abençoe vcs!
O dia 11/01/09 marcou o início d nosso Ministério na PIB do Garavelo. Temos desafios proporcionais ao tamanho desse Ministério, então orem por nós, ok? Cremos q a vitória tb será proporcional à luta q enfrentaremos!
1 gde abraço e q Deus abençoe vcs!
Nayron/Gisele/Rebeca Amorim

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano novo, vida nova, Ministério novo


A virada do ano representou tb uma virada na nossa vida...


Deixamos a Igreja Batista no Santos Dumont, onde estávamos atuando há quase 3 anos e c/ apoio da liderança e dos liderados, p/ assumir o Ministério da 1ª Igreja Batista do Garavelo, onde teremos trabalho proporcional à Igreja (ou seja maior q no Santos Dumont). Deus sabe tds as coisas, inclusive pq nos mostrou q era o tempo d sairmos do Santos Dumont (a 1,5Km d nossa nova ksa) p/ irmos p/ o Garavelo (a + d 20Km!). Ms estamos nas mãos dEle, então estamos tranquilos.


Continuem orando por nós!
Nayron/Gi/Rebeca Amorim

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Começamos agora...


Hj, 31/12/2008, às 20:35hs, estamos iniciando oficialmente nossa fase d "blogueiros"!


Aproveitaremos este espaço p/ compartilhar um pouco da nossa vida aqui em Goiânia-GO (ou simplesmente GYN), amenizar um pouco da saudade e, claro, fazer o possível p/ q este seja tb um espaço p/ abençoar vcs!


Aguardem as postagens...


1 gde abraço e q Deus abençoe vcs!


Nayron/Gi e Rebeca Amorim